Low Poo e Cronograma Capilar - Encaixando as Etapas

Oi, zente!



Uma dúvida muito recorrente que me fazem bastante relacionado ao post de Low Poo é onde encaixar as etapas do Cronograma Capilar na rotina.
Então hoje vim falar como eu costumo fazer e por que, vamos lá?

Antes de começar a falar sobre o que faço e em qual etapa, se você não faz ideia do que tô falando, gostaria de indicar a leitura dos posts a seguir no blog Chibi Room, onde as informações estão BEM mais detalhadas:

1 - O Cronograma Capilar
2 - Cronograma Capilar: Hidratação
3 - Cronograma Capilar: Nutrição
4 - Cronograma Capilar: Reconstrução
5 - Cronograma Capilar: O Excesso de Etapas

Hidratação

A etapa de Hidratação é a etapa de reposição hídrica no cabelo, onde você usa componentes que retém água nos fios. A falta de Hidratação deixa os cabelos com muito frizz (armados) e ásperos, e o excesso da hidratação sem intercalar com as outras etapas do Cronograma pode resultar em porosidade e eventual quebra.
Eu dou GRANDE preferência em fazer hidratação nos dias que faço Co-Wash, ou seja, quando não faço uso algum de Shampoo, e vou explicar por quê:
O Shampoo, independente de ser com ou sem sulfato, faz uma limpeza muito profunda no cabelo, que não é estritamente necessário quando se trata de uma etapa simples que é só reter água. O Co-Wash faz uma limpeza mais suave e ainda por cima já ajuda na etapa de hidratação, porque os condicionadores usados pra fazer essa técnica tem componentes como Babosa (aloe-vera) na sua composição, que é extremamente indicado para essa etapa em específico. Sinto que o meu cabelo REALMENTE fica hidratado quando faço isso, do que quando uso shampoo. Também NÃO FINALIZO com chapinha na etapa de hidratação, porque o calor retira/evapora toda a água e aí que tipo de hidratação faz efeito desse jeito? Nenhuma, né?

Nutrição

A etapa de Nutrição é a etapa que repõe os lipideos do cabelo, dando assim lubrificação e maleabilidade para o fio. A falta de Nutrição resume num cabelo extremamente poroso, e o excesso de nutrição dá a impressão de que o cabelo está sujo, e com isso, muitos resíduos ficam acumulados. Também, sem intercalar com as outras etapas do Cronograma pode resultar em eventual quebra.
Eu acho a etapa de Nutrição a mais versátil dentre as 3. Tem vezes que uso shampoo sem sulfato, tem vezes que uso com, tem vezes que uso no co-wash... mas dou preferência a usar com o shampoo sem sulfato, acho que o cabelo recebe melhor a nutrição quando uso com o sem sulfato. Inclusive, tendo a usar muito o sem sulfato no enxague de Umectações, por exemplo, porque o cabelo fica lindo, ele tira só o excesso e dá pra perceber que o cabelo tá bem nutrido! Se o cabelo está extremamente poroso, recomendo fazer a etapa com o Co-Wash.
Quando eu faço essa etapa e vou finalizar com chapinha, o meu cabelo fica LYNDO DIVO sambando na cara das inimigas! Fica muito fácil de pranchar e o resultado final fica bem macio e sedoso. Gosto bastante! É a minha etapa preferida pra usar com calor (secador e chapinha).

Reconstrução

A etapa de Reconstrução é a etapa que repõe a massa capilar que pode ter sido perdida com processos químicos como descolorações, alisamentos, ou até mesmo o calor, como chapinha e secador. A falta de Reconstrução resulta em quebra, em corte químico, e o excesso em rigidez, falta de movimento, de maleabilidade, que faz o cabelo quebrar.
Pra Reconstrução, dou mais prioridade para os shampoos, mais especificamente os com sulfato. Lembrando que só parte do meu cabelo é descolorido, então na dúvida, vá com o sem sulfato! Porque normalmente faço reconstruções pouquíssimas vezes no mês (no máximo 2 vezes) que normalmente é quando faço as lavagens com shampoo com sulfato (não necessariamente anti-resíduos)! E aí eu acabo acidificando com vinagre e tá tudo certo. Sobre finalizar com chapinha, as vezes até faço, mas particularmente não sou fã não... dá muito trabalho, a chapinha não passa muito bem.

Em breve vou trazer um vídeo pra vocês falando sobre algumas dúvidas frequentes em relação ao Low Poo e como está meu cabelo depois da rotina, então fiquem no aguardo! ♥

Veja também os outros posts sobre a rotina:


É isso, zente, curtiram? Falem pra mim nos comentários *.*
Bêzo!


Posts Relacionados

0 comentários

Artes e desenvolvimento por Rubia Del Vecchio. Tecnologia do Blogger.

Flickr Images