LOW POO para Cabelos Oleosos e Lisos/Finos

Low Poo? Ruru, kékéisso? Calma que eu explico!


O low poo consiste em diminuir a quantidade de aplicações de shampoo no cabelo, assim, mantendo-o mais hidratado e fazendo com que as etapas do cronograma capilar tenham mais efeito nos cabelos. É um método muito adotado por cacheadas pra manter seus cachos bem cuidados. Pra reduzir a quantidade de vezes que se passa shampoo na semana ou até mesmo 2x por mês (dependendo do tipo de cabelo, óbvio), quem pratica Low Poo tem algumas restrições de componentes nos produtos que são utilizados no cabelo.

São eles:

Petrolatos (derivados do petróleo) - O efeito dos Petrolatos no cabelo surgem a longo prazo. Por serem o que chamamos de "vela", normalmente eles acumulam nos cabelos e criam uma película que impede que as H's, N's e R's penetrem no cabelo. Se você usa produtos com petrolatos e quer se livrar deles, terá que usar um shampoo anti-resíduo com sulfato, que danifica o cabelo, mas limpa bem. Normalmente estão em condicionadores, máscaras de hidratação, leave-ins e óleos finalizadores. Você encontra na fórmula com os seguintes nomes: Paraffinum Liquidum, Mineral Oil, Vaseline, Petrolatum.

Silicones Insolúveis - Os silicones insolúveis são todos os silicones que não se dissolvem somente em água, e precisam de um shampoo para saírem do cabelo. Não que eles façam realmente mal para o cabelo, ou sejam proibidos pra quem faz Low Poo, mas é porque eles não saem com uma limpeza utilizando co-wash (que nada mais é do que lavar com condicionador, mas falarei disso logo mais). Normalmente estão em condicionadores, máscaras de hidratação, leave-ins e óleos finalizadores.
Eu evito usar somente quando vou fazer co-wash (porque o co-wash sem batismo não tira silicones insolúveis, mas é liberado pra quando usar shampoo sem sulfato e condicionador com anfótero).
São eles: Dimeticone, Dimeticone Estearílico, Trimeticone, Dimeticonol, Simeticone, Polidimetilsiloxane, Phenyltrimeticone, Cetearylmethicone, Phenyltrimeticone, Amodimethicone, Ciclometicone (e) PEG/PPG-20/15 dimeticone, Ciclopentasiloxane (e) Trimetilsiloxilicato, Trimetilsililamodimeticone, Difenildimeticone, Cetyldimethicone, Polysilicone-18 cetil fosfato,
Dimethiconol (e) Sodium Dodecylbenzenesulphonate.
(retirado do blog Cacheado Básico)

Sulfatos - O sulfato é uma substituição ao sal de cozinha que era utilizado antigamente nos shampoos e todo mundo falava mal. Os shampoos com sulfatos (quase todos) limpam muito bem. Os shampoos com sulfatos no Low Poo até são liberados, mas reduzidos a poucas vezes por mês.
São eles: Sodium Lauryl Sulfate (Lauril Sulfato de Sódio), Sodium Laureth Sulfate (Lauriléter Sulfato de Sódio), Ammonium Lauryl Sulfate (Lauril Sulfato de Amônio), Ammonium Laureth Sulfate (Lauriléter Sulfato de Amônio). (retirado do blog Lookaholic). Os shampoos mais conhecidos e acessíveis sem sulfato são os da Phytoervas.

Co-Wash

Uma prática muito aplicada por quem faz Low e No Poo é o Co-Wash. O Co-Wash nada mais é do que lavar seu cabelo somente com condicionador. Mas não é só passar o condicionador nas pontas e sair do banho, o princípio de lavar seu cabelo com condicionador é substituir meeesmo o shampoo na lavagem, ou seja, passar o condicionador como se fosse shampoo, na raíz!
Mas Rubia, comaçim, cara? Como eu aplico esse negócio?  Você aplica o condicionador na raíz e massageia bem o couro cabeludo, deixa agir por alguns minutos e enxagua também massageando, pra tirar todo o excesso de produto. Sim, funciona, e sim, o cabelo fica limpo, mas extremamente macio! Caso queira uma limpeza maior, rola misturar bicarbonato de sódio (encontrado em mercados) ou o anfótero (encontrado em lojas de artesanato e produtos naturais).
O condicionador liberado para Co-Wash não pode ter nem petrolatos e nem silicones (tipo, NÃO PODE TER MESMO SILICONE ALGUM) e os condicionadores em sua grande maioria também possuem surfactantes, então eles dão a limpeza mas ela é muito mais suave do que com shampoo. Os mais utilizados pra essa prática são o Yamasterol (amarelo) e o Kanechom.

Efeito Rebote

Pra vocês entenderem o motivo pelo qual eu uso e aprovo o Low Poo pras oleosas, vamos entrar mais a fundo nesse assunto falando sobre o efeito rebote. O efeito rebote é assim: se você tem cabelo oleoso e tira todo o óleo dele lavando bem com shampoo forte, que limpa tudo, o seu corpo entende que precisa produzir mais sebo para repor o sebo perdido depois de lavar com shampoo. Aí no fim do primeiro dia já dá pra fritar ovo no cabelo! O esquema é o mesmo pra quem tem pele oleosa e não hidrata o rosto.

Agora que deu pra entender um pouquinho do que alguns componentes fazem no cabelo, vem a dúvida: dá pra fazer Low Poo num cabelo oleoso? E eu digo: SIM!
Fiz um mini-cronograma pras oleosas que querem começar o Low Poo mas tem medo. Aqui existem épocas que você passa um dia do dia de lavagem (se você lava dia sim, dia não), mas é justamente pro seu cabelo se acostumar e produzir menos óleo. Confia em mim!

Clica que aumenta!

AR (Anti-Resíduo) - Shampoo Anti-Resíduo: Serve para tirar os petrolatos e silicones que ficam acumulados ao longo dos fios. Interessante pra quem vai começar o Low e No Poo. Pra cabelos oleosos, é recomendado usar duas vezes por mês. Não necessáriamente você precisa substituir por um anti-resíduos, pode ser qualquer shampoo COM SULFATO. Só recomendo usar o AR na lavagem antes de começar a rotina, depois qualquer shampoo com sulfato faz o trabalho.

Shampoo Sem Sulfato: Serve para dissolver os silicones insolúveis em água e proporciona uma limpeza boa ao cabelo sem ressecar tanto quanto um com sulfato. É recomendado usar em qualquer passo do Cronograma.

Co-Wash: Já mencionado acima, é a lavagem com condicionador. Recomendo usar antes de Nutrições e Hidratações.

Lembrando que esse é só um exemplo, mas você pode customizar a tabela de acordo com o que o seu cabelo precisar!

Confesso que antes eu tinha um preconceito enorme com essa prática, realmente, quem tem cabelo oleoso vai ficar com medo de testar isso, mas cola na minha que tu passa de ano. Já tenha em mente que pra fazer Low Poo, você vai ter que aguentar uns dias a mais de cabelo sujo/oleoso, e tem que ter disciplina. Sei que é difícil (pensa numa pessoa morrendo por dentro com o cabelo sujo), mas juro juro juro que vale a pena! E mais, com o tempo você pega a prática e vai se acostumando.
Lembrando que não estou aqui pra tentar te converter ao Low/No Poo. Usa quem quer! Mas vou mencionar alguns pontos positivos e negativos em usar essa técnica:

Pontos Positivos
  • Livra o cabelo de componentes ruins
  • Permite que o cronograma capilar penetre melhor no cabelo
  • Reduz a quantidade de lavagens
  • Evita o efeito rebote
  • Maior utilização de produtos naturais
  • Normalmente, os produtos indicados para low e no poo são também cruelty-free (não são todos) 
  • Há possibilidade de se livrar da caspa
Pontos Negativos
  • Sempre ler o rótulo de qualquer produto e ter uma listinha de produtos e/ou componentes SEMPRE a mão, pra não errar na escolha
  • Doar ou jogar vários produtos fora
  • O período de adaptação pode ser difícil (mas não impossível)
  • Reduzir o uso de silicones insolúveis (ruim pra quem usa chapinha, txipo eu) - mas no Low Poo é só pra reduzir, não pra abolir o uso

Antes de ir embora, se você ainda tá xorosa e não é motivo suficiente pra você aderir a prática, ou se você quer aderir mas não faz ideia de como começar, quais produtos comprar, etc... Existe um grupo no Facebook que vai adiantar muito o meu, o seu, o noooooooooosso lado! O grupo é muito completo, só peço que leiam todos os documentos antes de interagirem e vejam todos os albuns caso queiram comprar algum produto, tzá?


Clicando no link acima, você vai pro grupo no Facebook e aí é só pedir pra entrar, tzá? Lembrando que esse post é de uma pessoa que literalmente acaboooooooou de começar a fazer Low Poo, então se você usa a rotina e viu que eu informei alguma coisa errado, não hesite em me avisar!

IMPORTANTE!
Este cronograma é só um cronograma de lavagem/higienização do cabelo. Caso você gostaria de saber o que usar nas fases do cronograma capilar, leia o post ABAIXO:


E aí, o que acharam da rotina? Gostaram? Tão com medo? Me contem nos comentários!
Bêzo!

Posts Relacionados

0 comentários

Artes e desenvolvimento por Rubia Del Vecchio. Tecnologia do Blogger.

Flickr Images